segunda-feira, 20 de setembro de 2010

Ser feliz

O que é ser feliz??? Você pode me responder que é ter muito dinheiro, conhecimento, amores, sucesso em tudo. Mas isto está anos luz longe do que realmente é ser feliz. Talvez existam pessoas que podemos rotular como sortudas, e que tudo na vida delas desde o nascimento deu muito certo. Bobagem. Ninguém, nenhum ser humano é totalmente sortudo e bem sucedido. Todos sofrem. Todos passam por desgraças. Todos tem áreas ou fases da vida em que são nada mais que miseráveis. Tenho uma turma de dança do ventre que amo muito e que tem me trazido muita alegria. São umas 10 mulheres, umas 3 de 10 anos de idade, mais umas que estão na minha faixa etária e mais umas 4 que são de idade mais avançada. Não é pra qualquer um chegar aos 50 anos e decidir fazer aula de dança. Viemos com aquela velha frase da dança: "eu passei da época, devia ter feito ballet quando pequenina." Tem gente que perde a oportunidade de fazer ballet clássico quando criança, e nunca mais se encoraja a dançar. Ninguém perde nada com isso, a não ser esta determinada pessoa. Tive um professor na faculdade que dá aulas para grupos de terceira idade, e é um barato. Estou seriamente pensando em investir em algo assim, até para a famosa "pesquisa " de dança (pesquisa de dança é algo muito chique, gente...). Mas voltando ao assunto de minhas alunas, eu já disse pra elas que não perdôo, quero todas de barriga de fora. E claro que para as mulheres de 50 anos não é tão fácil manter o corpinho quanto para mim que tenho 24. Eu já sou baita preguiçosa comilona, então imagina elas, que em função da idade e da vida toda que tiveram não conseguem tirar aqueles pneuzinhos. Isso, para mim, é ser mulher, não ter vergonha do corpo, pois elas estão apostando em sua sensualidade e experiência de vida, até porquê, panela velha é que faz comida boa!! Mas um dia eu chego lá! Tenho também uma das menininhas de 10 anos que tem muitas cicatrizes na barriga, porque tão pequenininha, já foi submetida a diversas cirurgias. Eu nunca passei por cirurgia, graças a Deus, talvez algum dia eu precise, e espero que seja para botar um silicone ehehe! Mas que dó!! Isso aconteceu porque algumas coisas na vida desta pequena não deram certo. E não foi qualquer coisa. Mas ela só me disse o seguinte quando começou a fazer aula: "profe, eu não tenho vergonha, não me importo de mostrar minhas cicatrizes." Que grande vencedora!! Imagina se fosse o contrário... ela teria vergonha de dançar, vergonha de usar biquini no verão, vergonha de mostrar a barriguinha de tanque que ela tem, vergonha do futuro namorado e por aí vai.... Imaginem a vida difícil que ela teria com toda esta vergonha. Vergonha de cicatrizes e vergonha deste fardo que ela levou na vida dela. Mas não. Ela superou. Ela não tem vergonha de mostrar as cicatrizes fundas que ela tem. Ela conta a história, e pronto. Passou. Nenhuma de nós chegamos perto da shakira, nossa  musa insipiradora, em termos de beleza e dança. Mas estamos no mesmo nível dela em termos de "ser mulher" ter coragem, somos guerreiras. A própria shakira é bem guerreira, porque ela começou uma morena bem gordinha e branquela. O trabalho dela era muito bom, e a estética feinha dela não fez ela se inibir e se preocupar com este sistema ridículo que tem por aí. E hoje ela é uma baita de uma gostosa, além de excelente cantora e bailarina. Ser feliz é tocar a vida em diante. Semana passada morreu um amigo meu, filho do dono de um restaurante famoso aqui em nh. Almocei lá ontem, e estavam todos com carinhas muito tristes. Mas nem por isso, eles tiraram férias. Estavam lá, trabalhando. Talvez não podiam tirar férias, ou então as férias não iam adiantar de nada para apagar todo o sofrimento. Então eles decidiram tocar em diante e continuar trabalhando. E pode ter certeza, que daqui a pouco passa. Ah!! Filho não!!! Ah! Filho sim. Não vão amar menos o filho morto se tocarem a vida em diante. É difícil ou parece impossível, mas a única coisa que Deus pede de nós é a fé. O resto a gente tem que largar de mão. Jesus sempre dizia:"a tua fé te salvou, vai em paz". Se a gente não tem fé, corremos desesperados atrás do vento. E nunca vamos alcançá-lo. Se tivermos fé, somos inabaláveis. Podemos superar QUALQUER coisa. O negócio é acreditar. Temos que parar de sermos homens e mulheres de pequena fé. É o que eu estou botando na minha cabeça todos os dias. E, quanto a mim, poderia dizer que a faculdade que eu fiz foi dinheiro posto no lixo, porque a dança não me retorna. A verdade é, que ela nunca vai me devolver tudo que gastei com ela. Bem provável que não. Mas o que ela me dá em troca dinheiro nenhum compra. Sou uma bailarina meio ruinzinha, não tenho muito alongamento, nem força, sou gordinha, baixinha, etc. Mas isso vai me tirar do palco?? Bem capaz. Quanto ao amor, sou muito frustada, por demais. Não confio nos homens e procuro constantemente um homem que me faça ver borboletas!! Porque o que eu mais vejo é umas siliconadas em volta deles!!! ehehhe Já chorei muito por amor, por paixão. Já fui muito rejeitada. Muito mesmo. Apesar dessa carinha de anjo que eu tenho rsrs é eu escolher um homem e ele dá no pé. Então, como já chorei muito por alguns deles, e já cansei disso também. Eu simplesmente resolvi ter paciência!! Afinal, ser solteira tem tantas coisas boas, porque não aproveitá-las? E um dia não lembrarei mais das rejeições que passei, nem dos complexos que criei. Simplesmente a situação será outra. Então o negócio é ter fé. É ser feliz.

6 comentários:

  1. Nina...tu é incrível! Tu consegue surpreender a cada dia!!!!Com certeza a paciência é a melhor opção...pq tu merece alguem mt especial. se hj tu já chorou mt, é pq ninguém te merecia!Além disso, tu é um exemplo de mulher, tanto quanto a shakira...obrigada por me fazer ver a vida com outros olhares! Ahh, se eu fosse homem...auhauhaua

    ResponderExcluir
  2. Nina, Nina.... meu... escrever é só uma das tuas inúmeras qualidades.... me emocionei lendo esse teu texto. A gente busca tanto a felicidade e acha que ser feliz é ter um monte de coisa né! Somos burros mesmo... a felicidade está nas pequenas coisas que nem prestamos atenção! E todo mundo passa por coisas ruins... mas elas servem pra nos amadurecer pro futuro!!! Saiba que pra mim tu é exemplo de várias coisas... e faz parte da minha felicidade... pq cada sábado que passo contigo e com os outros me faz mais e mais feliz!!!

    ResponderExcluir
  3. MEUUUU CHAPÉU!!!!!!!!!!
    AHAHA
    Obrigada meninas!! Amo voces!!!! E voces sempre me enfeitiçam com a alegria de voces!!!! Amo nossos sabadoes!!!
    E BRUNA, MAS AHHH SE TU FOSSE MACHO MESMO!!!
    kkkkkkkkkkkkkkkk nao ia ter pra ngm, a gnt podia ate fazer um DUO...
    eheh bjooosssssssssssssssss amo voces
    e bjo pro andré que sempre acompanha meus posts eheheh ;***

    ResponderExcluir
  4. Niiiina, a Moa me apresentou o teu blog e eu viciei...hehehehe! Mas olha só que eu não conhecia esse teu lado escritora de ser. Parabéns, tu escreve muito bem, mesmo, e eu confesso...tbm me emocionei lendo esse texto. Muitas vezes a gente precisa mesmo parar e pensar um pouco no que é ser feliz e etcétera e tal, e tu me proporcionou esse momento agora, obrigada broto...hehehe! ;o)
    Parabéns de novo, e eu espero vocês lá em casa no sábado que vem vem, certinho?!
    Beijinhos!

    ResponderExcluir
  5. OLA!!! Simmm
    é neste sábado né?!!!
    Legalllll
    DOIS IRMÃOS NUNCA MAIS SERÁ A MESMA!!! AHAHAHA
    BORA LÁ, VOU FAZER UM SOLO DE CONTIMPORANEO E VOU USAR UM ELEMENTO CENICO QUE ESTOU PESQUISANDO A DOIS ANOS. (nao leva isso a serio) eheheh bjsssssssss

    ResponderExcluir